Olho e meio

Um blogue de pequenas causas.


Âncoras:

Azimute:

Este blogue é da res­pon­sa­bi­li­da­de de um lis­bo­e­ta com fre­quên­cia uni­ver­si­tá­ria (Bio­lo­gia), ex­‑jor­na­lis­ta actu­al­men­te tra­ba­lhan­do na área in­for­má­ti­ca.

Isto e tudo o mais ou será ób­vio, ou irre­le­van­te. (Vd. ma­ni­fes­to.)

Agremiação:

IBSN: 6546-3-6946-1
6546-3-6946-1

Blogopedia

Amigos:

As grandes causas:

Álbum:

Avulsos:

Altar:

Locations of visitors to this page
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from Tuválkin. Make your own badge here.

Apoios e patrocínios:

Powered by 
Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Dúvidas esclarecidas por 
Index D O T HTML & CSS Feito com EditPad Classic Feito com Unired Feito com BabelMap ClustrMaps

Anúncios:

starships-rpg.com

Assuntos:

blogagem (25)

Ambiente (10)

Ciência (15)

Computadores (28)

Geografia (11)

Humor (20)

Jornalismo (22)

Política (32)

Língua(s) (20)

Urbanismo e transportes (24)

outros (25)

Arquivos

A 2005-05-06

# Um argueiro

No jornal da passada quarta­‑feira (Público 5518: 5, 2005.05.04) foi publicada uma carta ao director comparando o sistema educativo finlandês com o nosso, focando a questão dos “chumbos” no ensino básico.

Diz o autor, que se apresenta como professor do ensino básico (e ainda mestre em História Contemporânea de Portugal), que são os «obstáculos administrativos» e os «mecanismos de exclusão» existentes no nosso sistema que causam o diferencial de eficácia de que sofremos frente à Finlândia.

Sem querer opinar sobre o cerne deste argumento (e notando que é frequente ver defendida uma visão completamente oposta), chamo a atenção para um detalhe, ironicamete revelador. No texto a Finlândia é assim apresentada:

país­‑arquipélago de quase duzentas mil (!) ilhas

Crendo que não se trata de uma confusão com as Filipinas (que mais se ajustam a este retrato geográfico e se aproximam da Finlândia na posição alfabética), fica a estupefação:

Será confusão com as ilhas Åland, pertencentes sim à Finlândia, mas pouco reresentativas da geografia do país? Será má interpretação dos numerosos lagos, e das ilhas que certamente aí abundam? De qualquer forma, a maioria da população finlandesa reside em locais onde não há a superar qualquer “custo de insularidade”…

Não há porém “desconto” possível. Este professor primário, para quem a qualidade do ensino é tão importante, apresenta um nível de conhecimentos triviais de Geografia manifestamente insatisfatório. No contexto, é uma ironia mesquinha, mas na realidade é preocupante.

Sejam os “chumbos” uma causa da má qualidade do ensino em Portugal ou não, a incompetência dos professores é‑o certamente. E a inconsciência e/ou desvalorização da própria ignorância é um permanente passo atrás no auto­‑aperfeiçoamento — que deveria ser uma preocupação fundamental de qualquer professor.

às 19:33, por Zarolho

Arquivos

Abordagens


© Olho e Meio